Começa a circular nesta segunda-feira um ônibus híbrido, movido por um motor elétrico e outro a diesel.
O Hibribus, nome dado ao ônibus sustentável, irá fazer a linha Interbairros II a partir de segunda-feira, em Curitiba, de acordo com a prefeitura da cidade. O veículo foi fabricado na Suécia pela Volvo e atenderá os passageiros nas próximas três semanas. Dependendo dos resultados, a ideia é fabricar o modelo em larga escala na unidade da Volvo em Curitiba e que ele seja incorporado à frota para a Copa do Mundo de 2014, segundo a prefeitura. Além de Curitiba, o ônibus está sendo testado no Rio de Janeiro eem São Paulo.
O Hibribus, nome dado ao ônibus sustentável, irá fazer a linha Interbairros II a partir de segunda-feira, em Curitiba, de acordo com a prefeitura da cidade. O veículo foi fabricado na Suécia pela Volvo e atenderá os passageiros nas próximas três semanas. Dependendo dos resultados, a ideia é fabricar o modelo em larga escala na unidade da Volvo em Curitiba e que ele seja incorporado à frota para a Copa do Mundo de 2014, segundo a prefeitura. Além de Curitiba, o ônibus está sendo testado no Rio de Janeiro e
Na fase de testes, o veículo percorrerá 205 quilômetros por dia na capital do Paraná, passando pelos Terminais Capão Raso, Campina do Siqueira, Cabral, Campão da Imbuia e Hauer. O modelo comporta até 80 passageiros, 32 sentados. Ele também facilita o embarque por ter o piso baixo, no mesmo nível da calçada.
Sobre o funcionamento do Hibribus, a prefeitura de Curitiba informou que o motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e chegar a uma velocidade de 20 Km/h . A partir disso, o motor a diesel fica responsável pelo funcionamento. Enquanto o ônibus está parado, o motor a diesel fica desligado. De acordo com a prefeitura, a emissão de poluentes do Hibribus é 50% menor do que a dos ônibus comuns e a economia de combustível fóssil fica entre 35% e 40%.
(Fonte: Terra / Prefeitura de Curitiba)
(Fonte: Terra / Prefeitura de Curitiba)
Nenhum comentário:
Postar um comentário