Amanhã, dia 25 de setembro, o Núcleo de Educação Ambiental (Neamb) do Centro Tecnológico (CTC), em parceria com o Instituto Çara-Kura (Içara) e com a Prefeitura de Itapema, irá realizar mais uma etapa da oficina sobre sistemas ecológicos de saneamento básico.
Nesta etapa, será montado um protótipo modular desenvolvido pelo núcleo com o objetivo de criar um sistema funcional, rápido de montar e de baixo custo. Para receber a tecnologia e testar o seu uso, foi escolhida uma comunidade de baixa renda com graves problemas de infraestrutura e saneamento básico. Se comprovada a eficiência do modelo, ele poderá ser replicado em outras áreas do município e até mesmo em outros países.
A tecnologia do banheiro seco é tema da pesquisa da doutoranda em Engenharia Sanitária e Ambiental, Maria Elisa Magri. Consiste em desidratar ou compostar os resíduos do sanitário, eliminando patógenos e dando destinação ao resíduo sem utilizar água. O Neamb objetiva desenvolver um sistema simples e barato o suficiente para ser levado para países do continente africano, onde a população não tem acesso a nenhuma forma de destinação de efluentes.
A oficina será livre, gratuita e certificada pelo Departamento de Apoio à Extensão (Daex). O horário de saída da UFSC será às 8h30, sábado, dia 25/9, com retorno previsto às 20h. As vagas são limitadas.
Inscrições e mais informações pelo e-mail oficinaufsc@gmail.com ou pelo telefone (48) 3721-7746.
Nenhum comentário:
Postar um comentário