segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recorde de baleias encalhadas neste ano de 2010 no Brasil

Neste ano de 2010 já foram registradas 73 baleias encalhadas e dentre elas 66 são da espécie Jubarte,  sendo que mais da metade destas 66 baleias eram filhotes. A baleia Jubarte não é a espécie mais comum que passa aqui pelo litoral de Santa Catarina entre os meses de agosto e outubro, aqui passam as baleias Francas (mais de 100 baleias da espécie já foram registradas em SC neste ano). O recorde de baleias Jubarte encalhadas no litoral brasileiro até então eram de 41 encalhes e foi registrado em 2007, no ano passado foram 30 encalhes para a mesma espécie.

Aquecimento global pode ser uma das causas deste enorme número de encalhes. Segundo o veterinário e coordenador do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, vários fatores podem ter provocado o aumento deste ano, entre eles, a diminuição da oferta de alimentos na região da Antártida, por conta do aquecimento global, o surgimento de algum tipo de bactéria que provoque doenças, ou até mesmo o aumento do número de nascimentos, já que a maioria dos encalhes se tratou de filhotes da espécie.

“De 2002 a 2005 tivemos uma média de 22 encalhes por ano. De 2006 a 2009 a média aumentou para 36 ao ano. Vimos também que as mortes aumentaram em outras regiões como Argentina e Austrália. Estamos avaliando esse conjunto de fatores com biólogos e veterinários estrangeiros para identificar causas comuns. Pode ser qualquer um desses fatores, mas também pode ser nenhum deles. Ainda estamos avaliando as causas das mortes”, afirma o veterinário.

Aqui em Santa Catarina foram encontradas apenas 3 baleias encalhadas (da espécie baleia Franca), todas mortas, que é o mais comum, segundo Milton Marcondes, 85% dos encalhes são da carcaça do animal. Este ano foram encontrada apenas 3 baleias encalhadas vivas, foram desencalhadas e devolvidas ao mar, porém nenhuma delas resistiu e voltaram a encalhar mortas.

Líderes de encalhes, Bahia e Espírito Santo somam um total de 51 baleias presas em suas praias, Bahia 30 e Espírito Santo 21 encalhes da espécie. Essa enorme quantidade de encalhes é culpa das condições de águas quentes e rasas que são muito propícias  à espécie para o ciclo de acasalamento e reprodução.

Ao total foram cinco espécies de baleias diferentes que encalharam em nosso litoral, foram elas as baleias Jubarte, Franca, de Bryde, Cachalote e baleia Minke.

Marcondes acredita que até o fim do ano o número de encalhes poderá chegar a 80 baleias no litoral brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário