segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Início da Construção da Casa de Garrafa Pet

A ideia da sala feita da garrafa pet surgiu, quando eu, acadêmica e bolsista do Projeto Interação Univali e Escolas, estava pesquisando sobre brinquedos feitos de garrafa pet, acabei por encontrar um blog onde relatava a construção de uma casa feita de garrafa pet, utilizando-as em substituição de tijolos convencionais. Me interessei muito pela obra, e fui pesquisando mais sobre o assunto. Procurei pela região se haveria uma construção desta aqui perto, e encontrei uma notícia sobre a construção de uma sala de garrafa pet, aqui na cidade vizinha, Balneário Camboriú, no Centro Educacional Ariribá, realizado pela professora de Educação Física Sandra Pavoni. Agendei uma visita na Escola, e nesta, acabei por me inspirar e logo quis construir uma sala destas na Escola em que o projeto atua, e não demorou muito para que minha vontade também se transformasse da Escola também. Aproveitamos então a gincana de reciclados existente na Escola, e começamos a separar as garrafas pets e armazená-las desde então.

No sábado, dia 8 de outubro de 2011, iniciou-se a construção da sala feita de garrafa pet. Com a ajuda e boa vontade dos acadêmicos prestadores de serviço voluntário para a bolsa do artigo 170, foram enchidos com areia cerca de 100 garrafas pet, e nesta mesma semana, foi feita a base (calçada) para a construção. Tivemos a visita da Professora Sandra Pavoni, onde acompanhou o início da construção onde conversamos e trocamos experiências para a construção.

Fiquei muito feliz e mais empolgada ainda com o início da construção, deixo aqui meu muito obrigada a Professora Inês, pela oportunidade, aos acadêmicos, pela grande ajuda, a Roberta, companheira de trabalho, a Claudete, diretora da Escola pela oportunidade cedida, a Professora Sandra pela visita, ajuda e ótima vontade, aos alunos, e a todos os professores e demais trabalhadores da escola, obrigada a todos por transformarem em realidade esse sonho! Agora é trabalhar para ver este pronto!

A próxima etapa está em colocar os alunos da Escola em ação, para enchimento e construção da sala de garrafa pet, mobilizando-os para a questão do meio ambiente e geração desenfreada do lixo.

Segue as fotos do referido dia (clique nelas para visualização em tamanho maior):


Cartaz elaborado para informar a construção.



Eu, Tábata (em pé) e os acadêmicos ao fundo.

Acadêmica ajudando.

Acadêmico ajudando.

Acadêmicos ajudando.

Eu e acadêmicos.

Empilhamento das garrafas feitas.

 Professora Inês, Diretora Claudete, e eu (Tábata) com a pilha das garrafas prontas.


Professora Inês, Diretora Claudete e eu (Tábata) conversando sobre a obra.


Acadêmica, Roberta, Eu (Tábata), Professora Inês e Professora Sandra.

Um comentário:

  1. É isso aí companheira...

    Nunca antes na história deste país, ops, na história de Itajaí, se viu algo igual...hahahahaha!

    Vai ficar linda e virar última tendência: salas de pet! Eu apóio!!!!!

    Bjks flore!

    =)

    ResponderExcluir